Olho D'água do Borges/RN -

TRE derruba ataque contra Álvaro Dias em perfil ligado a Allyson e determina a identificação do usuário e de quem replicou.

 

A Justiça Eleitoral determinou a retirada de uma publicação do perfil “@rncomallyson” que chamava o pré-candidato ao Governo do Estado Álvaro Dias de “caloteiro”. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (22) pela juíza Sulamita Pacheco, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). 

Ao conceder a liminar, a magistrada entendeu que a postagem apresenta indícios de propaganda eleitoral antecipada negativa e possui potencial para atingir a honra e a imagem do adversário político.

Na decisão, a juíza afirma que o conteúdo tem “claro intuito de ferir a honra e a imagem de pré-candidato” e classifica a publicação como “ofensiva e ultrajante”, com potencial de causar danos à reputação de Álvaro Dias. 

A magistrada também destacou que a postagem ultrapassa “os limites fixados na legislação eleitoral e na própria Constituição Federal para a livre manifestação do pensamento”. 

Além de determinar a remoção do conteúdo em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, o TRE ordenou que a Meta informe os dados dos responsáveis pelo perfil “@rncomallyson” e identifique outras contas que tenham replicado a publicação. 

A decisão representa uma derrota para o grupo político ligado ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, em meio ao início da disputa eleitoral de 2026. O processo seguirá agora para análise do mérito pela Justiça Eleitoral.


Veto de Fátima é derrubado e ALRN garante repasse automático de ICMS, IPVA e Fundeb direto às prefeituras do RN

 

A Assembleia Legislativa do RN (ALRN) promulgou uma lei que altera as regras de repasse de ICMS, IPVA e Fundeb aos municípios.

A norma garante o repasse automático das parcelas devidas às prefeituras e veda a retenção desses valores em contas do Estado ou de órgãos da administração.

O ICMS, correspondente a 25% da arrecadação, deverá ser transferido até o segundo dia útil da semana. O IPVA, com 50% destinado aos municípios, será repassado diariamente. Já o Fundeb, com 20% da arrecadação, terá crédito até o segundo dia útil semanal.

A lei também estabelece prazo de 90 dias para adequação dos sistemas do Executivo.

A promulgação ocorreu após a derrubada do veto integral da governadora Fátima Bezerra (PT) ao projeto aprovado pelos deputados.

 

Os sinais são claros: Álvaro Dias com Cristiane Dantas em São José de Mipibu e Ezequiel com Paulino Freire em Natal

 

A presença do pré-candidato a governador Álvaro Dias (PL) em camarote ao lado da deputada estadual Cristiane Dantas (PSDB) no São João de São José de Mipibu, e Ezequiel Ferreira  (PSDB) abraçado com Paulinho Freire (UNIÃO) no São João de Natal, são sinais que sugerem o palanque que o PSDB poderá subir no futuro.

Em Natal, apesar de estar no mesmo minuto no ambiente onde estava Ezequiel e Paulinho,  Álvaro Dias, por razões possivelmente combinadas, não saiu na foto. 

Daltro Emericiano

Prefeito de Umarizal sofre grave acidente entre as cidades de Patu e Olho D'água do Borges. Motorista de outro veículo teria morrido

 

O prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, se envolveu em um grave acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (22),  entre os municípios de Patu e Olho D’àgua dos Borges, no Oeste do RN. As informações são do perfil Notícias do RN.

Segundo relatos de testemunhas, o veículo em que o gestor estava colidiu com um automóvel utilizado para transporte de frutas. Com a força do impacto, os dois veículos ficaram bastante danificados.

Informações que circulam em grupos de mensagens apontam que o condutor do outro veículo não teria resistido aos ferimentos. No entanto, até a publicação desta matéria, não havia confirmação oficial sobre a morte.

Equipes de resgate foram acionadas para prestar socorro aos envolvidos. As circunstâncias do acidente ainda deverão ser apuradas pelas autoridades.

Em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria do prefeito informou que Raimundo Pezão retornava de uma agenda administrativa em Natal acompanhado dos assessores Paulo Henrique e Ítalo Rodrigues.

Segundo o comunicado, Ítalo recebeu atendimento médico em Olho d’Água dos Borges. Já o prefeito e Paulo Henrique foram levados para o Centro de Saúde de Umarizal, onde receberam os primeiros atendimentos.

Ainda de acordo com a assessoria, os três foram transferidos posteriormente para Mossoró, onde passarão por exames complementares por precaução.

A nota afirma que, apesar do susto, “graças a Deus estão todos bem” e que novas informações sobre o caso serão divulgadas conforme atualização do quadro e das investigações.


PF aponta que líder do governo Lula no Senado dedicou mandato a interesses do Banco Master, diz relatório

 

Um relatório da Polícia Federal enviado ao ministro do STF, André Mendonça, aponta que o líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner, teria exercido o mandato de forma alinhada aos interesses econômicos do Banco Master.

As informações foram divulgadas pelo jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder e teriam como base dados extraídos de celulares apreendidos durante as investigações.

Segundo o relatório citado pela coluna, a PF afirma que a atuação atribuída ao senador não se resumiria a um episódio isolado, mas a um “padrão contínuo, sistemático e documentado de engajamento pessoal” em temas ligados aos negócios conduzidos pelo empresário Daniel Vorcaro.

De acordo com a investigação, Jaques Wagner teria atuado em favor de interesses do conglomerado financeiro entre 2022 e 2025.

O relatório também menciona reuniões para tratar de pautas consideradas estratégicas para o banco, incluindo discussões sobre mudanças relacionadas ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

A coluna afirma ainda que, apesar de negar relação com Daniel Vorcaro, o senador teria enviado mensagens ao ex-sócio Augusto Lima questionando sobre a situação do banco.

O conteúdo dessas conversas integra o conjunto de elementos analisados pela Polícia Federal no relatório encaminhado ao STF.

Até o momento, Jaques Wagner nega irregularidades e qualquer atuação indevida em favor do Banco Master. As conclusões mencionadas no relatório fazem parte das investigações em andamento e ainda dependem de análise das instâncias competentes.

Ataques de Kelps a aliados geram revolta e colocam Allyson diante da primeira grande crise de campanha

 

Os problemas causados pelo pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, Kelps Lima, ao direcionar ataques aos deputados federais de sua própria nominata, estão começando a cair no colo do pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra.

Companheiros de chapa têm se sentido diretamente atingidos pelas investidas do pré-candidato, e o assunto já foi levado a Allyson, com a cobrança de que alguma providência seja adotada com urgência.

O ex-governador Robinson Faria é um dos que demonstram maior irritação com a artilharia de Kelps. A pessoas próximas, teria revelado que, caso não haja uma correção de rumo, passará a entender que o grupo político não tem interesse em proteger sua imagem e, diante disso, deixará de pedir votos para a chapa majoritária.

O deputado federal João Maia prefere não dar visibilidade a Kelps e, por isso, evita comentar o assunto publicamente. Ainda assim, é outro que se mostra desconfortável com a sequência de críticas direcionadas ao seu mandato.

Nos bastidores, a avaliação é de que Kelps busca se apresentar como o candidato mais identificado com Allyson Bezerra e tem explorado essa associação de forma intensa. A interpretação de alguns aliados é que, ao se vincular constantemente à imagem de Allyson e, simultaneamente, disparar críticas pesadas contra integrantes do próprio grupo, acaba transmitindo a impressão de que possui aval da prateleira superior para agir dessa forma.

Num primeiro momento, a orientação foi deixar Kelps seguir sua estratégia, evitando confrontá-lo para não ampliar sua exposição. Agora, porém, a avaliação interna é de que ele ultrapassou, e muito, os limites do aceitável. A escalada no tom das declarações teria gerado não apenas desconforto, mas também revolta entre aliados, tanto pelo conteúdo quanto pela forma como os ataques vêm sendo feitos.

Diante desse cenário, Allyson terá de mediar uma solução rapidamente. O que se comenta nos bastidores é que João Maia, Robinson Faria e Benes Leocádio não estão dispostos a assistir passivamente à verborragia de Kelps pelos próximos quatro meses. Até porque, segundo alguns interlocutores, o discurso já teria deixado de ser mera crítica política para assumir contornos de ataque pessoal.

 Neto Queiroz

Álvaro Dias inicia a semana participando da 16ª Cavalgada de São João Batista em São João do Sabugi

 

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, iniciou a semana participando da tradicional 16ª Cavalgada de São João Batista, em São João do Sabugi. A convite do prefeito Aníbal Pereira-(MDB), Álvaro acompanhou nesta segunda-feira um dos eventos mais tradicionais do município, que integra a programação da Festa do Agricultor.

A cavalgada reuniu vaqueiros, criadores, trabalhadores rurais e admiradores da cultura nordestina, mantendo viva uma das mais importantes tradições do sertão potiguar.

Durante a concentração da cavalgada, Álvaro conversou com vaqueiros, cumprimentou moradores e reencontrou amigos da região, em um ambiente de celebração das tradições e da cultura nordestina.

Além do prefeito Aníbal Pereira, estiveram presentes vereadores do município, os pré-candidatos a deputado estadual Bibi Costa e Adjuto Dias, o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, além do empresário Chico Torres, sobrinho do ex-prefeito Manoel Torres.

O evento reuniu centenas de participantes e reafirmou a importância da Cavalgada de São João Batista como uma das mais tradicionais manifestações culturais da região do Seridó, preservando costumes e fortalecendo a identidade do povo sertanejo.


Álvaro Dias amplia base no Seridó com apoio do prefeito Ademir Medeiros e lideranças de Ipueira

 

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu na noite deste domingo, em Caicó, o apoio do prefeito de Ipueira, Ademir Medeiros – (MDB), e de seu grupo político. O anúncio reuniu importantes lideranças do Seridó e reforçou a articulação da pré-candidatura de Álvaro na região. 

Ao lado do prefeito Ademir Medeiros, participaram do encontro o ex-prefeito Galego Paiva, a presidente da Câmara Municipal de Ipueira, vereadora Nilmara Lima, além dos vereadores Rafaelzinho, Ricardo Alencar, Bruninho e Vitão da Saúde. Secretários municipais e outras lideranças políticas do município também estiveram presentes. 

O ato contou ainda com a presença dos vereadores de Caicó Júlio Filho, Thales Rangel, Mancuso, Diogo Silva e Dedé Boneleiro, dos ex-prefeitos Roberto Germano e Robson Araújo, além do suplente de vereador Lobão. 

Durante o encontro, Álvaro Dias agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da união das lideranças seridoenses em torno de um projeto voltado para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. 

“Gostaria de agradecer o apoio das lideranças de Ipueira. Temos uma missão muito importante, que é resgatar o desenvolvimento do Seridó e de todo o Rio Grande do Norte. Será preciso muita coragem para enfrentar esse desafio, e coragem é algo que nunca me faltou”, afirmou. 

Álvaro também ressaltou o papel histórico do Seridó na política potiguar e defendeu a construção de um projeto capaz de impulsionar o crescimento econômico e social do estado. 

“Quero agradecer o apoio de todos os amigos de Ipueira. Vamos enfrentar essa luta juntos, com determinação e compromisso”, declarou. 

O apoio de Ademir Medeiros fortalece a presença de Álvaro Dias no Seridó e amplia sua base de apoios na região, considerada uma das mais importantes do estado.

Instituto Seta: Análise de documentos do TSE apontam inconsistências metodológicas em pesquisas do Instituto no RN e PB

 

Uma análise dos registros de pesquisas eleitorais apresentados pelo Instituto Seta à Justiça Eleitoral levantou uma série de questionamentos sobre a composição das amostras utilizadas em levantamentos realizados no Rio Grande do Norte e na Paraíba ao longo de 2026. Documentos públicos disponíveis no sistema PesqEle, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontam inconsistências graves relacionadas à transparência metodológica, à distribuição geográfica das entrevistas e ao cumprimento das exigências de detalhamento previstas na legislação eleitoral.

O caso mais recente envolve a pesquisa registrada sob o número RN-03807/2026. A principal controvérsia identificada pela reportagem está relacionada à distribuição geográfica das entrevistas e a falta de informações censitárias. Nos documentos apresentados ao TSE, municípios com eleitorados significativamente distintos aparecem com quantidades de entrevistas que, segundo especialistas consultados, não demonstram proporcionalidade aparente em relação ao tamanho de seus respectivos eleitorados.

Um dos exemplos observados ocorre em Caicó (45.213 eleitores), que aparece com número de entrevistas superior ao registrado em cidades da Região Metropolitana de Natal, como Parnamirim(142.264 eleitores), São Gonçalo do Amarante(76.496 eleitores) e Macaíba (54.091 eleitores), que possuem eleitorados significativamente maiores.

Outro caso envolve São Paulo do Potengi, com 14.551 eleitores, que teria participado da composição da amostra com apenas três entrevistas, enquanto municípios menores, como Encanto (4.963 eleitores) e Doutor Severiano (4.351 eleitores), aparecem com doze entrevistas cada.

Especialistas em metodologia de pesquisas eleitorais ouvidos pela reportagem afirmam que a fata de transparência sobre os setores censitários pesquisados contraria uma das principais exigências da regulamentação eleitoral atualmente em vigor. Segundo eles, a ausência dessas informações são considerados pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE), como pesquisas não registradas. Para que uma pesquisa eleitoral seja considerada devidamente registrada e regular, o instituto precisa submeter uma série de dados científicos ao Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). A legislação exige transparência na delimitação geográfica da amostra.

As informações essenciais que devem constar no registro incluem: O plano amostral e a ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho (o que exige a definição clara dos setores censitários).

 Veja mais aqui.

Álvaro Dias prestigia o tradicional São João de São José de Mipibu

 

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na noite deste sábado do tradicional São João de São José de Mipibu, na Grande Natal. O evento chega à sua 36ª edição e é considerado um dos maiores festejos juninos da região do Agreste e da Região Metropolitana.

Durante o evento, Álvaro foi recebido pelo vice-prefeito Bruno Dantas e pelos vereadores do município Márcio Freire, Jean Nerino e Felipe Moura, que acompanharam a programação festiva ao lado de lideranças locais e da população.

A celebração também contou com a presença do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, e da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, além de outras lideranças políticas e convidados.

Em entrevista, Álvaro destacou a importância dos festejos juninos para a cultura e para a economia dos municípios potiguares.

“Estamos aqui prestigiando os festejos de São João em São José de Mipibu, confraternizando com os moradores do município em uma festa tão tradicional como o São João. Investir nesse tipo de evento também significa gerar emprego e renda, permitindo que trabalhadores informais possam faturar e ajudar na economia local. É uma festa muito participativa e importante para a população”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento o ex-deputado estadual e empresário Fábio Dantas e a deputada estadual Cristiane Dantas, que acompanharam a programação junina no município. 

Ex-prefeitos de Canguaretama, Wellinson Ribeiro e Wilsinho Ribeiro declaram apoio a Álvaro Dias

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu nesta quinta-feira mais um importante reforço à sua pré-candidatura. Durante reunião realizada em Natal, os ex-prefeitos de Canguaretama, Wellinson Ribeiro e Wilsinho Ribeiro, declararam apoio ao seu projeto político para o Governo do Estado. 

O encontro contou também com a presença do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira. 

A adesão dos ex-prefeitos Wellinson Ribeiro e Wilsinho Ribeiro representa mais um importante avanço da pré-candidatura de Álvaro Dias no Litoral Sul potiguar, fortalecendo sua presença política na região e ampliando o apoio de lideranças ao seu projeto para o Governo do Estado.

O fim do lulopetismo está próximo, após vitórias da direita na América do Sul

A vitória de Abelardo De la Espriella na Colômbia neste domingo e de Keiko Fujimori no Peru mostra que o Brasil ainda é o último grande país da América do Sul sufocado pela esquerda.

Mas calma, os ventos da mudança também chegarão ao país nas eleições de outubro.

Lula não terá força, fôlego, idade nem apoio internacional para manter seu projeto de poder.

Conta apenas com alguns ministros do STF que atuam em sintonia com interesses do governo e de banqueiros corruptos. A segurança pública e a guerra contra as facções criminosas pautarão os debates.

O governo Lula está em declínio e a América do Sul caminha para varrer de vez a influência do Foro de São Paulo, organização criminosa criada décadas atrás por Lula e Fidel Castro.

O fim do lulopetismo está cada vez mais próximo.

 Ismael Souza

Operação Mederi é o tormento na caminhada de Allyson

 

O ex-prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) tem enorme dificuldade de falar sobre a Operação Mederi, que desmantelou um esquema criminoso de desvio de recursos da saúde pública de Mossoró quando ele era chefe do Executivo municipal.

Sempre se embaraça para responder perguntas e acaba aumentando as desconfianças em torno dele.

Essa semana, numa entrevista em Natal, Allyson foi questionado por que não ofereceu as senhas do seu celular para facilitar o trabalho da Polícia Federal. Ele negou que tenha feito isso, brigando com a verdade e com os documentos que estão nos autos do processo no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

No Termo de Apreensão nº 695941/2026, lavrado pela Delegacia da Polícia Federal, registra a apreensão de um iPhone encontrado em poder de Allyson. Na descrição do item, a PF afirma que o aparelho foi arrecadado com um chip da TIM e que o investigado “não estava fornecendo senha para acesso”. Veja aqui.

Outro documento da PF lista a apreensão de um iPhone 17 Pro Max, um MacBook Air e um cartão MicroSD. No caso do iPhone e do notebook, a descrição novamente registra que os equipamentos foram apreendidos em posse de Allyson e que ele estaria “não fornecendo senha para acesso”.

Allyson, que se propõe a governar o Rio Grande do Norte, precisa respeitar a verdade, ser transparente no que fala e, principalmente, apresentar à sociedade uma versão séria sobre a Operação Mederi.

Allyson Bezerra é colocado pela Polícia Federal no “topo” do esquema criminoso.

Coluna Cezar Santos

 

Estudo da NOAA prevê seca severa em Mossoró e região

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), divulgou um levantamento realizado pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos que indica alerta vermelho para o nordeste do Brasil apontando grandes probabilidades de seca severa na região de Mossoró. Os estudos da NOAA revelaram que neste segundo semestre de 2026 até o primeiro semestre de 2027 está confirmada a presença do El Niño, fenômeno responsável pelas mudanças climáticas no planeta.

Além de seca severa para o Nordeste, o levantamento confirma a formação do fenômeno climático El Niño alertando para impactos em todo o Brasil. Segundo os dados, o evento deve ganhar intensidade até o verão e influenciar chuvas, temperaturas e a produção agrícola.

A chega do El Niño já era esperada pelos meteorologistas. Nas últimas semanas, os indicadores atmosféricos passaram a responder ao aquecimento das águas do Pacífico Equatorial, caracterizando o acoplamento entre oceano e atmosfera que define o início do fenômeno.

Ainda segundo a NOAA, existe 63% de probabilidade de que o atual episódio alcance a categoria de El Niño muito forte entre novembro de 2026 e janeiro de 2027. Se a projeção se confirmar, o evento poderá integrar o grupo dos mais intensos já registrados desde 1950, ao lado dos históricos episódios de 1982/83, 1997/98 e 2015/16. Os estudos apontaram também que o pico de intensidade do fenômeno é previsto para acontecer entre outubro e dezembro deste ano.

IMPACTOS NO BRASIL

De acordo com os especialistas, os impactos do El Niño no Brasil variam de acordo com a região e a época do ano, mas alguns padrões já são conhecidos pelos meteorologistas. No Sul do país, por exemplo, o fenômeno costuma aumentar os volumes de chuva e elevar o risco de temporais, enchentes e eventos extremos.

No Norte e em parte do Nordeste, a tendência é de redução das chuvas, o que pode favorecer períodos de estiagem mais prolongados. No Centro-Oeste e no Sudeste, os efeitos costumam ser mais irregulares, mas há expectativa de temperaturas acima da média e maior frequência de ondas de calor.

De acordo com informações da Seadru, o levantamento feito pela NOAA prevê para o primeiro semestre de 2027, seca severa na região Nordeste, principalmente no semi-árido. A Secretaria de Agricultura de Mossoró reforça que os efeitos previstos para o El Niño desta vez, está sendo comparado a um dos mais intensos desde 1950, e o último que aconteceu aqui na região foi entre 2012 e 2016, sendo que a maior intensidade foi em 2015 e 2016, período em que foi registrada seca severa na região de Mossoró.

Jornal de Fato

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179