Olho D'água do Borges/RN -

Cenário das eleições de 2010 mostra quadro parecido com 2006

Apesar da vantagem de 20% da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao Governo do Estado, sobre o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que disputa a reeleição, nas pesquisas ser considerada confortável pelos democratas, que confiam na vitória da candidata ainda no primeiro turno, os governistas esperam que o governador consiga repetir o feito da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) na eleição passada, quando ela venceu a disputa pela reeleição de virada. Existem diferenças e semelhanças entre as duas eleições.

Aprincipal diferença é que, naquela ocasião, só existiam dois candidatos competitivos - Wilma de Faria e o senador Garibaldi Filho (PMDB). A base do presidente Lula (PT) estava unida em torno de Wilma, o que facilitou a virada, que culminou com a vitória no segundo turno. Neste ano, os governistas estão divididos entre as candidaturas de Iberê e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo. Os dois pretendem levar a eleição para a segunda etapa.

A semelhança está no desempenho da oposição e dos dois candidatos governistas. No final de agosto de 2006, o Ibope apontava liderança de Garibaldi com 49% das intenções de voto. Wilma tinha 41%. A vantagem do senador era de 8%. A então governadora conseguiu reverter a situação e levar a disputa para o segundo turno, que acabou com vitória governista.

ara a disputa deste ano, o mesmo instituto mostrou, na última segunda-feira (30), Rosalba com 45%, Iberê com 25% e Carlos 11%. Juntos, os candidatos lulistas chegaram a 36%. Os nanicos chegaram a 1%. A diferença da democrata para a soma de seus adversários é de 8%. Para levar a eleição para o segundo turno, Iberê e Carlos precisam repetir juntos o desempenho que Wilma teve em 2006 na reta final da campanha.

A coligação "Vitória do Povo" aposta na aliança com o presidente Lula (PT) para impulsionar o desempenho, até agora tímido, do governador na campanha. Já "A Força da União", de Rosalba, busca desvincular o palanque nacional do local para que a popularidade de Lula não atrapalhe o desempenho da democrata. Carlos Eduardo diz que ainda acredita que vai para o segundo turno, mesmo as pesquisas o apontando como terceiro colocado
.
Fonte:http://www.correiodatarde.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179