Sem fatos novos que provoquem alterações na corrida pelo Governo do Estado, a disputa segue sem mudanças. As pesquisas de opinião realizadas do final de julho até hoje mostra que pouca coisa mudou nesse período. A candidata do DEM, senadora Rosalba Ciarlini, se mantém na liderança, com cerca de 20% acima do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) em todas as sondagens divulgadas. As pesquisas também mostram vitória da democrata no primeiro turno das eleições.
Rosalba é a candidata que mais oscila entre as pesquisas apresentadas até agora. O percentual de votos dela varia de 42% a 49%, dependendo do instituto. Iberê tem uma margem de citações que vai de 22% a 25%. O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo marca de 10% a 15% nas sondagens. O número de indeciso mostrado por todos os institutos supera os 10%.
Para chegar ao segundo turno das eleições, o governador precisa chegar aos 30% das intenções de voto, torcer para que Rosalba não passe dos 40% e Carlos Eduardo, junto com os demais candidatos, consiga mais de 10%. A tarefa parecia fácil. Mas a falta de interesse da população pela campanha levou à estagnação do quadro. Faltando um mês para a eleição, a tendência é de definição no primeiro turno.
O percentual de vantagem de Rosalba para a soma das intenções de votos de todos os demais candidatos varia de 4% a 12%. Na coligação "A Força da União", que tem a senadora como cabeça de chapa, ninguém quer nem ouvir falar em segundo turno. Já na "Vitória do Povo", de Iberê, o grupo tenta movimentar a campanha para reverter a Situação. A "Coragem para Mudar", encabeçada por Carlos Eduardo, ignora as pesquisas.
Mesmo as estratégias de campanha não tendo provocado mudanças na vantagem folgada da candidata democrata, Iberê e Carlos Eduardo continuam na mesma linha. Enquanto a senadora usa o tempo de exposição na mídia para expor os pontos negativos do governo, o pessebista e o pedetista enfatizam a aliança com o presidente Lula (PT) e mostram o que fizeram em suas respectivas gestões.
Os ataques trocados entre os candidatos foram discretos. Iberê questionou o fato de Rosalba ser do DEM, partido que entrou com uma ação para impedir a implantação do Programa Universidade para Todos (Prouni) e se posicionou contra programa Bolsa Família. Já Rosalba criticou a proposta de Iberê de aumentar em 15% no valor paga às famílias atendidas pelo programa de transferência de renda. Carlos ainda não atirou contra os adversários.
Senado
Para o Senado, a disputa segue a mesma linha. A diferença é que a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) tem uma aproximação maior com o segundo colocado, o senador José Agripino Maia (DEM). Quem segue liderando a corrida é o senador Garibaldi Filho (PMDB).
Na eleição para o Senado, as oscilações entre as pesquisas dos mais variados institutos são maiores. Alguns mostram Wilma mais próximo de passar Agripino. Outros, distante. A questão a ser observada é que a união de Garibaldi com o democrata tem ajudado os dois a permanecerem na preferência do eleitoral.Fonte:http://www.correiodatarde.com.br
Olho D'água do Borges/RN -
0 comentários:
Postar um comentário