Olho D'água do Borges/RN -

Rapidas

Novo mapa politico do RN ainda está sendo desenhado

Os resultados das eleições no RN concretizaram um novo mapa político para o Estado. Um mapa político muito menos concentrado do ponto de vista partidário se comparado com o registrado nessa primeira década do século XXI, quando passou a ter a hegemonia da ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Embora a eleição de Rosalba Ciarlini (DEM) para o senado em 2006, tenha sido avaliada por grande parte da imprensa potiguar como uma surpresa, para os mossoroenses, a eleição da naquela época, aparecia como o primeiro passo de uma estratégia calculada para que ela chegasse ao governo do estado, o que de fato correu nas eleições de 3 de outubro. Agora eleita e com o quadro político e partidário já definido para quando assumir o governo em janeiro de 2011, ela terá que lidar com  uma composição parlamentar bastante diluído entre diversas forças, já que as coligações para a eleição desse ano, não deverão ser mantidas, para o segundo turno da eleição presidencial e muito menos paras as eleições de 2012. Na cabeça de uma coalizão muito ampla, Rosalba, terá que governar com um grupo de partidos que conseguiu fazer a grande maioria das cadeiras para o parlamento estadual e para a bancada federal, mas que agora, vai esperar o resultado do segundo turno presidencial para que o novo desenho seja concluído.
Dificuldades
 
Não se enganem quem pensa que pelo fato de Rosalba Ciarlini (DEM), ter vencido as eleições no primeiro turno, o clima de harmonia passe a reinar no RN. Ao contrário, o segundo turno para escolha de presidente da república poderá representar os primeiros desentendimentos dentro do futuro governo. Aliados de Rosalba no primeiro turno vão está em lados aposto nesse segundo turno, o que de uma forma ou de outro vai gerar desentendimento.

Dificuldades II

 
Quando retornar da Alemanha, Rosalba vai ter que utilizar de toda a sua habilidade para tentar escapar de um numeroso grupo que já quer sentar com a futura governadora e discutir os cargos no Governo. Além disso, existe aqueles ex-aliados de Wilma de Faria (PSB) que pretendem sentar com a futuro governadora para definir seu ingresso no novo governo.

Aproximação

Aliados da deputada Sandra Rosado, confirmaram a disposição da deputada em abrir dialogo com a governadora Rosalba Ciarlini para que não só ela, mas toda a bancada federal do Rio Grande do Norte se una em favor de um projeto desenvolvimentista e eficiente. Por tráz de angú, tem caroço.
Em alta

Os candidatos Flaviano Monteiro (PCdoB), Pio X (PSB) e Zé Júlio (PT), que mesmo derrotados sairam fortalecidos da campanha e podem retornar em 2012 como prefeitos eleitos em Apodi, Major Sales e Antonio Martins respectivamente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179