Os maços de cigarro da empresa Souza Cruz podem deixar de exibir seis
das dez mensagens antifumo que se tornaram obrigatórias em 2008 com uma
resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Sexta
Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2)
decidiu hoje (15), por maioria, que as mensagens fortes representam uma
degradação da imagem da empresa.
A decisão vale apenas para a Souza Cruz, que detém quatro das dez
marcas mais vendidas legalmente no país: Derby, Hollywood, Free e
Dunhill. No entanto, a decisão pode influenciar pedidos semelhantes, já
que abre um precedente jurídico. A empresa Souza Cruz informa que só vai
tirar as mensagens dos maços quando o julgamento terminar em última
instância, já que espera que haja recurso por parte da Anvisa contra a
decisão.
As mensagens suspensas são: Perigo - o risco de derrame cerebral é
maior com o uso deste produto; Horror - este produto causa
envelhecimento precoce da pele; Infarto - o uso deste produto causa
morte por doenças do coração; Morte - o uso deste produto leva à morte
por câncer de pulmão e enfisema; Produto tóxico - este produto contém
substâncias tóxicas que levam ao adoecimento e à morte; e Vítima deste
produto - este produto intoxica a mãe e o bebê, causando parto prematuro
e morte.
Fonte: Agencia Brasil
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