Nas primeiras séries do ensino fundamental (1° ao 5 ano),
apenas 1,5% das crianças abandona a escola ao longo do ano letivo. Mas o
cenário começa a mudar a partir do 6° ano, quando a taxa de abandono atinge
4,6% dos alunos - três vezes mais do que a verificada nos anos iniciais da
etapa. As taxas de rendimento escolar, divulgadas na última semana pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), revelam que a
“porta de saída” da escola se abre logo no início do segundo ciclo do ensino fundamental
e o problema cresce à medida que os anos seguem, atingindo um pico no ensino
médio.
Os dados apontam que o abandono é um problema quase residual quando a
criança está iniciando sua trajetória escolar, com uma taxa que varia entre
1,4% e 1,7% entre o 1° e o 5° ano do ensino fundamental. É no segundo ciclo que
começa a crescer. O índice mais alto foi registrado no 6° ano (4,6%), caindo
para 4,3% no 9º ano, última série da etapa. No ensino médio o problema
persiste, com uma taxa média de abandono de 9,6%. O abandono se caracteriza
quando o aluno deixa de frequentar as aulas e “perde” o ano, diferentemente da
evasão que ocorre quando ele abandona os estudos e não retorna no ano seguinte.
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