Embora
não tenha testado nenhum carro fabricado no Brasil, mas dois deles vendidos
aqui (os argentinos Chevrolet Agile e Renault Clio), o início da quarta fase de
testes de segurança veicular do Latin NCAP põe a nu uma vergonha
latino-americana: são vendidos na região veículos com projetos ultrapassados e
níveis de segurança inaceitáveis para o mundo desenvolvido.
Pior:
tirando apenas duas marcas chinesas que só vendem produtos em mercados
tolerantes a esse tipo de desvio, todas as outras nove montadoras que tiveram
seus automóveis testados no programa do Latin NCAP desde 2010 são
multinacionais de prestígio global, que fazem na América Latina o que há muito
tempo não podem fazer em seus países de origem.
O
fato é que, após quatro fases de testes do Latin NCAP, pouca coisa melhorou.
Todos os 32 carros já avaliados apresentam graves falhas de segurança a seus
ocupantes em caso de acidente. A conclusão é de que andar nos veículos mais
populares vendidos nos países latino-americanos representa um risco à vida.
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