A escassez de chuvas por um período prolongado no
semiárido do Rio Grande do Norte não provocou efeitos negativos apenas ao
homem do campo. Ao contrário, além do sertanejo, o impacto da estiagem avançou
mais e prejudicou os negócios também na área urbana dos municípios inseridos no
perímetro da seca. 69% dos negócios instalados na zona urbana de 33 cidades
potiguares foram, de alguma forma, afetados pela aridez, principalmente o
comércio. 76% das pequenas empresas registraram queda no faturamento. As micro e
pequenas empresas (MPEs) que tiveram maior impacto com a seca estão localizadas
nos municípios de Almino Afonso, Apodi, Florânia, Ipanguaçu, Lajes, Patu e
Serra Negra.
As informações fazem parte do
estudo ‘O Impacto da Seca para as Micro e Pequenas Empresas no
Semiárido do Rio Grande do Norte’, realizado peloSebrae no Rio Grande do Norte.
Realizada entre maio e junho deste ano, a pesquisa avalia os indicadores de
desempenho após o período da seca e as ações adotadas para sanar o impacto
gerado nos empreendimentos devido à falta de chuvas.
“O impacto ainda tem chegado
de maneira intensiva e silenciosa no meio urbano, mas repercute diretamente na
redução dos lucros. Além da capacitação dos empresários para conviver com esse
cenário, é importante que o governo passe a criar estruturas de apoio e fomento
para o desenvolvimento de atividades econômicas que não possuam relação com a
seca, como é o caso do comércio e serviço, ou que tenham mercado mais amplo,
como é o caso atual das facções”, observa o diretor técnico do Sebrae-RN, João
Hélio Cavalcanti.
A pesquisa mostra que a maior
parte (74,3%) dos negócios tem faturamento mensal de até 15 mil, sendo que
nessa mesma faixa 47,7% obtêm uma receita de até R$ 5 mil por mês. As empresas
pesquisadas basicamente concentram-se nos setores de comércio (79,8%), serviços
(17,5%) e indústrias (2,7%). Pela avaliação dos reflexos da seca, 39,3% dos
empresários pesquisados afirmam que a seca afetou razoável ou parcialmente os
negócios, enquanto 29,7% relatam que a seca prejudicou muito a atividade. Já
31% acreditam o período não afetou o desempenho da empresa.
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