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A falta de professores influencia no desempenho estudantil |
Identificar os principais aspectos que garantem a
qualidade das escolas das redes municipal e estadual do Rio Grande do Norte,
assim como os principais problemas que comprometem um melhor desempenho das
instituições de ensino localizadas na capital potiguar.
Esses são os principais
objetivos da pesquisa que ouviu os gestores das escolas e foi realizada pelo
Observatório da Educação do RN, um projeto desenvolvido em parceria pelo
Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e o Sindicato das Indústrias de
Construção Civil (SINDUSCON/RN).
O estudo buscou dar
sentido aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB),
divulgados pelo INEP/MEC, ainda no ano de 2011, e mapeou as escolas estaduais e
municipais do Rio Grande do Norte que atingiram médias a partir de 5,0 e as
escolas estaduais e municipais, localizadas em Natal, com médias 3,0 e menos.
A falta de professores e o desinteresse dos alunos são os
dois principais problemas que comprometem os desempenhos das escolas,
representando, respectivamente, 35,9% e 28,2%, de acordo com os gestores das
escolas pesquisadas. A desmotivação dos professores (25,6%) e falta de
acompanhamento dos pais (17,9%) também aparecem entre os principais motivos.
Considerando apenas Natal,
segundo dados do último Ideb (2011), há 39 escolas de ensino fundamental, entre
a rede estadual e municipal, com Índice 3,0 e menos. Em oito destas, essa média
foi atingida nos anos iniciais (5º ano) e repetiu-se nos anos finais (9º ano)
do ensino fundamental.
Por outro lado, em todo o
Estado possui apenas 51 escolas de ensino fundamental da rede pública –
estadual e municipal – com Ideb a partir de 5,0.
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