Olho D'água do Borges/RN -

''Novembro Azul'' destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata


omo no mês de outubro, o mês de novembro é marcado pelo combate ao câncer. No entanto, em vez do câncer de mama ligado à campanha Outubro Rosa, desta vez é o de próstata que intitula o "Novembro Azul". A campanha de conscientização é voltada para o público masculino e destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O nome da campanha foi escolhido em virtude do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. Os números do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) mostram que esse tipo de doença vem aumentando em Mossoró e região. Em 2011, de 133 homens que foram diagnosticados com câncer, 20 eram de próstata, o que indica um percentual de 15,04%.

Já em 2012, 225 homens foram diagnosticados com câncer. Os tumores de próstata subiram para 37, elevando o percentual para 16,44%. Os números de 2013 ainda não foram consolidados pela unidade. Segundo o oncologista Cure de Medeiros, diretor do COHM, esse tipo de câncer é o mais comum entre os homens depois do câncer de pele. 

"A prevenção para o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Assim como a mulher vai ao ginecologista e ao mastologista, o homem precisa, a partir dos 40 anos, visitar o urologista uma vez por ano. Caso tenha histórico familiar antes dessa idade, é preciso antecipar a visita para essa mesma idade. O médico deve pedir exames de toque retal, de sangue e ultrassonografia", explica Cure de Medeiros.

O tratamento da doença depende do estágio em que se chega ao serviço. "Pode ser feita primeiro a cirurgia ou radioterapia, o bloqueio hormonal e finalizar com a quimioterapia. Infelizmente, a maioria já chega tardiamente ao serviço, tornando o tratamento mais complicado. Para mudar isso, é preciso conscientizar acerca da importância do diagnóstico precoce", enfatiza o oncologista.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde, o aumento da expectativa de vida, a melhoria e a evolução dos métodos diagnósticos e da qualidade dos sistemas de informação do Brasil podem explicar o aumento das taxas de incidência do câncer de próstata ao longo dos anos. O único fator de risco bem estabelecido é a idade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179