O gravador de voz do jato Cessna 560XL em que viajava a
comitiva do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, e que
caiu quarta-feira, 13, em Santos-SP, não registrou as conversas ou sons
ambientes durante o último voo da aeronave.
Segundo a assessoria da Aeronáutica, as duas horas de
áudio gravadas e já analisadas por peritos do Centro de Investigação e
Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não correspondem ao voo em que
Campos e mais seis pessoas morreram.
A Aeronáutica explicou que, como o gravador de voz, o chamado
cockpit voice recorder, não registra a data em que as conversas ocorreram,
ainda não é possível afirmar em que voo os dados já obtidos foram gravados. “As
razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante
o processo de investigação”, informa nota da Aeronáutica.
“É importante ressaltar que os dados obtidos no gravador de
voz representam apenas um dos elementos levados em consideração durante o
processo de investigação, não sendo imprescindíveis para a identificação dos
possíveis fatores contribuintes”.
Proveniente do Rio de Janeiro, o avião da comitiva do
ex-governador de Pernambuco caiu por volta das 10h de quarta-feira em uma área
residencial da cidade de Santos. Quando se preparava para o pouso, a aeronave
arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu
contato com o avião. Os dois tripulantes e os cinco passageiros morreram.
Onze pessoas que moravam ou estavam próximos ao local do
acidente sofreram ferimentos e tiveram que ser atendidas em unidades
hospitalares. O único ferido que ficou internado, uma criança de 1 ano e meio,
deixou a Santa Casa de Misericórdia de Santos nesta manhã.
O modelo da aeronave usada por Campos só tinha uma caixa-preta, o chamado cockpit
voice recorder, que grava os sons internos da cabine, principalmente as
conversas entre os pilotos.
Diferentemente de aeronaves de maior porte, o jatinho
executivo não é obrigado a ter o mecanismo chamado flight data recorder, que
registra os parâmetros de voo, como a velocidade, as posições em que estavam
posicionados os manetes e quais os comandos que foram acionados.
Fonte: Agência Brasil
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