Olho D'água do Borges/RN -

Pesquisa Consult registrou queda de Henrique Alves em relação às sondagens anteriores e liderança no quesito rejeição.

As eleições não estão empolgando o eleitor no Rio Grande do Norte. Fato! A recente pesquisa Consult deixa isso muito claro. A quase um mês para as eleições, 20,35% dos eleitores não votariam em nenhuma das alternativas e 17,18% ainda não sabem em quem votar.

Em compensação o eleitor potiguar já deixou claro que, apesar de toda a musculatura do palanque do PMDB, com sete ex-governadores e a maioria dos prefeitos do interior, o candidato do chamado acordão não teve seu discurso de salvação do RN assimilado.

Se compararmos as três últimas pesquisas da Consult, por exemplo, vemos que Henrique Alves, além de não crescer, aparece em viés de queda, que é o terror para qualquer candidato.

Comparem os dados: em 16 de junho de 2014, Henrique tinha 38,24%. Em 30 de julho de 2014, numa segunda pesquisa Consult, Henrique aparece com 37,06%. Até aquele momento, ainda sem a visibilidade do horário eleitoral, a estagnação de Henrique poderia ser encarada como natural.

O problema é que nesta última pesquisa Consult, após a veiculação dos programas eleitorais, onde é recordista de tempo e amparado por uma super produção midiática, o candidato ao governo do RN, Henrique Alves caiu para 35.12%.

Seu principal adversário, Robinson Faria saiu de 22,78% na primeira pesquisa para 25,29% nesta última edição da Consult, apresentando um viés de alta.

Além disso, Alves lidera no quesito rejeição com 13,6% enquanto Faria é rejeitado por 9,9%, fato que sinaliza negativamente para a postulação do líder do PMDB.

É, parece que a resposta do eleitor é muito clara. Ele não está acreditando na salvação do Rio Grande do Norte pelos mesmos que governaram o nosso estado nas últimas décadas. Fadiga de material ou uma avaliação mais criteriosa por parte do cidadão? Até 5 de outubro saberemos a resposta.

O instituto Consult foi as ruas entre 23 a 25 de agosto, entrevistou 1700 eleitores em todo o RN. A pesquisa foi registrada com o número BR 00439/2014, tem margem de erro de 2.2%, com confiabilidade de 95.



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