Muita gente afirmava: deixe a campanha começar que vai
aumentar o interesse do povo pelas eleições. Contudo, depois de, praticamente,
um mês de campanha, o que se vê é que o desinteresse dos eleitores ainda
continua. Afinal, segundo o novo levantamento da Consult Pesquisa/ 96 FM (o
terceiro desde junho), um percentual de 84% dos entrevistados afirmou não saber
ou não votar em nenhum candidato que disputa o Governo do RN, mostrando que ou
eles não sabem quem está na disputa, ou ainda não foi convencido por qualquer
um dos nomes.
Afinal, isso é apontado pela
pesquisa “não estimulada” da Consult, ou seja, que perguntou em quem o eleitor
entrevistado votará sem dar os nomes que estão concorrendo pela chefia do
Executivo Estadual. Faz, precisamente, um mês que as convenções para definição
dos candidatos ocorreram e depois de várias matérias jornalistas, feitas por
diferentes veículos de comunicação, mostrando o plano de governo dos concorrentes,
o eleitor demonstrou um considerável desinteresse e indecisão sobre o assunto.
Sobretudo, desinteresse,
porque quando se disse quem está concorrendo na campanha, o nível de dúvida até
diminuiu o percentual de 84% de indecisos – somando 70,4% de “não sabe dizer
(em quem votará)”, com 13,6% de “não votará em ninguém”.
Porém, é importante ressaltar
que não é só desinteresse pela campanha. É, também, desinteresse pelos
candidatos que estão na disputa. Desinteresse e indefinição, porque mesmo na
pesquisa estimulada, quando os nomes dos concorrentes foram citados, quase
metade dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou não votar em
nenhum.
Aí, inclusive, um fato
curioso: se 13,6% dos entrevistados disseram não votar em ninguém quando a
Consult não disse quem era os candidatos, 18,88% afirmaram não votar em nenhum
deles depois que souberam quem estavam na disputa. Isso mesmo: na estimulada, a
rejeição a todos os nomes subiu mais de cinco pontos percentuais.
De qualquer forma, Henrique se
manteve a frente do principal adversário, Robinson Faria (PSD), nos dois tipos
de levantamento – não estimulado e estimulado. No primeiro, alcançou 9% dos
votos. No segundo, quadruplicou esse número, chegando aos 37%. Robinson Faria
saiu de 4,65% da pesquisa não estimulada para os 22,7% da estimulada, também
elevando consideravelmente o seu percentual.
Porém, se comparado com o
levantamento da mesma Consult de 10 dias atrás, é possível encontrar uma leve
queda dos dois principais nomes e também um aumento da popularidade dos três
nomes que completam a disputa: Robério Paulino (PSOL), Araken Farias (PSL) e
Simone Dutra (PSTU). Também destaca-se que houve uma redução da vantagem de
Henrique: que era de 15,36% e agora é de 14,3%.
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