Aproximadamente nove em cada dez municípios brasileiros não atingiram o percentual mínimo de alunos com desempenho adequado em matemática no 9º ano do ensino fundamental, segundo os parâmetros do movimento “Todos pela Educação” para 2013. De acordo com o levantamento, o Rio Grande do Norte não conseguiu atingir as médias de desempenho na educação em 2013.
Segundo projeção realizada pelo movimento, o Estado não atingirá a meta intermediária calculada para que, em 2022, bicentenário da Independência do Brasil, pelo menos 70% dos alunos tenham aprendizado adequado.
As médias se basearam nos resultados da Prova Brasil de 2013, que avaliou os alunos nas disciplinas de português e matemática. No RN, os estudos apontaram que as notas de 2013 estão, em sua maioria, a baixo da média, em especial nos anos finais do ensino médio. Os dados analisados durante o ano foram usados nas projeções.
De acordo com os dados, os 33,2% dos alunos de 4ª e 5ª séries de ensino fundamental obtiveram resultado acima da média em português, quando a meta prevista era de 31%. Em matemática, o resultado também foi positivo, com 26,7 % dos alunos acima do esperado, quando as projeções datavam apenas 25,6%.
Entre os alunos do 8º e 9º anos, o resultado em português apontou que 26,1% dos estudantes ficaram acima da média, quando a projeção era de 34,1%. Em matemática, 14,2% dos alunos obtiveram nota positiva, porém a meta estipulada era de 28,4%.
No ensino médio, as disparidades são ainda mais preocupantes. Em português apenas 15,6% dos estudantes conseguiram pontuação razoável, a meta para a disciplina era de 31,1%. Em matemática, somente 3,8% dos alunos obteve a nota, a meta era de 22,4%.
O Brasil não tem, oficialmente, metas claras do que deve ser aprendido em cada nível de ensino. Em matemática, no 9º ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) considera nove níveis de desempenho na Prova Brasil, sem definir qual é o adequado. Para o movimento “Todos pela Educação”, o desempenho adequado é igual ou maior que 300, que corresponde, no mínimo, ao nível cinco do Inep. Para português, o desempenho considerado adequado é igual ou superior a 275, que corresponde no mínimo ao nível quatro dos oito considerados pelo Inep.
Mossoró apresenta bons resultados na educação
Diferentemente do Rio Grande do Norte, Mossoró tem apresentado bons resultados nos dados referentes à educação. A segunda maior cidade do Estado obteve notas melhores do que Natal em todas as séries avaliadas pelo movimento “Todos pela Educação” em 2013.
Entre alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental, Mossoró registrou 37,7% de desempenho acima da média em português, e 30,4% em matemática. Em Natal, o resultado foi de 27,6% e 20,1%, respectivamente. No caso de estudantes do 8º e 9º anos, o resultado de Mossoró foi 25,2% para português e 11% para matemática, em Natal o registro foi de 22,4% e 8,9% para as mesmas disciplinas. Os dados do 3º ano do ensino médio não foram avaliados pelo movimento.
Em 2005, Mossoró apontava índice de apenas 3,7% e 8,6% de alunos com notas acima da média entre 4ª e 5ª séries nas disciplinas de matemática e português. Entre o 8º e o 9º anos os dados levantados atingiam 5,9% e 9,6% nas respectivas disciplinas.
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