A Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta
quarta-feira (17), audiência pública realizada pela Comissão Externa para
debater o financiamento das obras da Ferrovia Transnordestina, pelo Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste do
Brasil (BNB). Apesar de só atender aos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco,
existe um Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional para incluir o Rio
Grande do Norte no trecho dos trilhos que passarão pelo Nordeste.
De acordo com o deputado
federal Felipe Maia (DEM), coordenador da bancada potiguar em Brasília, o
projeto de 2005 é de autoria do ex-deputado federal Betinho Rosado (PP). Ele
informou que a matéria foi aprovada pelas respectivas comissões de Constituição
e Justiça da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. “Hoje, a matéria está na
Comissão de Infraestrutura do Senado, sob a relatoria do senador Walter
Pinheiro, que já sinalizou ser favorável”, frisou o democrata.
A inclusão do estado no
percurso da Ferrovia é uma das bandeiras defendidas pelo programa Mais RN,
desenvolvido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), que
considera a estrutura ferroviária uma chave na estratégia de desenvolvimento do
estado, necessitando de investimentos, conforme aponta a forte demanda da
sociedade e do empresariado, em uma tendência que é nacional.
Dificuldades
Apesar do projeto estar
tramitando, Felipe Maia disse que acha improvável a realização do objetivo. “A
ferrovia deveria estar pronta desde 2013. Não há mobilização da bancada, porque
a capacidade de realização do governo está em descrédito. Não tira nenhuma obra
do papel. A obra tinha previsão de R$ 5,5 bilhões. Já está em R$ 7,5 bilhões.
Isso ainda faltando 35% da obra”, relatou o democrata.
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