O Grupo Ultra, por meio da marca de sua postos de
combustíveis Ipiranga, acertou a compra de 100% da rede de postos de
combustíveis Ale, a quarta maior do setor no País, por R$ 2,17 bilhões. A
empresa, comandada pelo empresário Marcelo Alecrim, detinha pouco mais de 3% do
mercado brasileiro e vai ajudar a Ipiranga, a atual vice-líder, a ficar mais
próxima da primeira colocada, a BR Distribuidora, da Petrobrás.
Segundo apurou o Estado, o empresário Marcelo
Alecrim deverá permanecer no negócio por pelo menos mais um ano, ajudando na
transição da Ale para a Ipiranga. A rede montada por Alecrim e seus sócios
contabiliza hoje cerca de 2 mil postos de combustíveis, que agora serão unidos aos
mais de 7,2 mil que carregam a marca Ipiranga. Em 2015, a Ale teve receita de
R$ 11,4 bilhões e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e
amoritzações) de R$ 275 milhões.
Bem menor do que as três primeiras colocadas no ranking
de distribuição de combustíveis no País (BR Distribuidora, Ipiranga, e Cosan,
dona da marca Shell), a Ale era uma “candidata” à incorporação havia anos. A
empresa chegou a ser negociada em diversas ocasiões ao longo dos últimos três
anos. Antes de ser incorporada, a Ale ganhou musculatura ao adquirir outras
pequenas redes de combustível com operação no País, entre elas a Polipetro e a
Repsol.
Segundo o mais recente ranking de distribuidoras de
combustíveis divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para o ano de 2015,
a BR Distribuidora detinha 27,72% do mercado brasileiro de venda de gasolina,
seguida pela Ipiranga (20,8%), Raízen (19,6%) e Ale (5,2%). Com a incorporação
da Ale, a fatia da Ipiranga subiria para 26% e ficaria bem mais próxima da
apresentada pela controlada da Petrobrás.
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