Olho D'água do Borges/RN -

Ensino integral é ferramenta para desenvolvimento econômico e paz social, destaca secretária


A doutora em educação Cláudia Santa Rosa, secretária de Educação do Governo do Estado, vê no ensino técnico profissionalizante em tempo integral uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico e principalmente de formação continuada dos jovens para atenuar, no futuro, os índices de violência que tanto assustam os potiguares. 

A secretária citou que os Institutos Federais (IFs), as 20 unidades que já estão funcionando e as outras que estão em construção, são modelos de como podem ser estas estruturas em tempo integral para o ensino médio. Segundo ela, estas instituições estão promovendo uma revolução silenciosa nas regiões onde já estão instaladas. 

Os IFs, como são chamados, já estão presentes em Apodi, Pau dos Ferros, Ipanguaçu, Currais Novos, Angicos, Macau, Mossoró, Natal, entre outros municípios do Agreste, Central, e Mato Grande. Cláudia Santa Rosa lamenta que o Rio Grande do Norte esteja tão atrasado na corrida pela implantação de um processo de educação continuada dos jovens. 

Enquanto o RN, que tem população estimada em 3,4 milhões, luta para instalar pelo menos sete escolas técnicas, o estado do Ceará, que tem população estimada em 7,8 milhões de habitantes, já têm instaladas e funcionando 151 escolas técnicas sob a coordenação da Secretaria Estadual de Educação. “Isto vai fazer toda uma diferença social para o bem em poucos anos”, diz a secretária Cláudia Santa Rosa.


Com relação ao Rio Grande do Norte, Cláudia disse que quando assumiu a Secretaria Estadual de Educação, há poucos meses, encontrou o Centro de Educação Profissional Jessé Pinto Freire, em Natal, duas unidades físicas concluídas em Ceará­Mirim e Extremoz, sete em obras e três unidades ainda no papel para começar. 

Atualmente, os técnicos da Secretaria Estadual de Educação estão trabalhando na elaboração dos projetos pedagógicos e também na questão da legislação, pois, segundo Cláudia Santa Rosa, as escolas técnicas só existem na forma de projeto, não existem de fato. Precisa que a Assembleia Legislativa aprove um projeto de lei para criar de fato as escolas técnicas no RN.

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