A partir de segunda-feira (21), o Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para
salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá
acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma
data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento,
eliminando a etapa do agendamento.
Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS
para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o
pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e,
somente se necessário, será chamado à agência.
Nos casos em que as informações previdenciárias
necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS,
será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de
vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o
cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz
ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários
cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo
aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do
seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços
do INSS.
O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços
agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no
atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando
fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.
Veja AQUI a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:
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