"Temos um quadro de crescimento nos anos iniciais,
especialmente das redes municipais. Tivemos avanços do sexto ao nono ano, mas
ainda insuficientes, e uma estagnação do ensino médio, que cada vez mais se
distancia da meta. Há uma necessidade muito grande de fazermos logo mudanças
estruturantes", disse o ministro da Educação, Rossieli Soares, destacando
a Reforma do Ensino Médio, aprovada no ano passado. “É necessário avançar nessa
reforma para trazer este novo ensino médio para o Brasil”, acrescentou.
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou a
parceria do Instituto com o MEC. “O Inep cria as evidências e o Ministério da
Educação estabelece as políticas a partir delas. Esta parceria de interpretação
de resultados com a secretaria de educação básica é um fato muito positivo e
que acentua o papel do Inep no cenário da educação brasileira”.
Após três edições consecutivas sem alteração, o Ideb do
ensino médio avançou apenas 0,1 ponto em 2017. Apesar do crescimento observado,
o país está distante da meta projetada. De 3,7 em 2015, atingiu 3,8 em 2017. A
meta estabelecida para 2017 é de 4,7. “Foi um crescimento inexpressivo. Estamos
muito distantes das metas propostas. É mais uma notícia trágica para o ensino
médio do Brasil”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.
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