A pesquisa do Instituto Realtime Big Data divulgada hoje
pela TV Tropical levantou controvérsias por trazer um cenário muito diferente
dos demais institutos que analisaram o segundo turno no Rio Grande do Norte.
A fundamentação da controvérsia reside na metodologia de
fazer a sondagem exclusivamente por telefone. Em matéria do Jornal El País de
junho deste ano a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) alertava
para a imprecisão deste tipo de trabalho. “Os levantamentos e coletas de
opiniões realizados por meio de ligações telefônicas, para pesquisas eleitorais
de intenção de voto, não são recomendadas para esse fim”, explicou. “Nem sempre
retratam com fidelidade a percepção real da maioria dos eleitores, em função da
falta de listagens exaustivas dos números de telefone, principalmente os dos
celulares”, acrescentou.
A mesma reportagem ouviu o presidente do Big Data Maurício
Moura que argumentou que pesquisas deste tipo são confiáveis e comuns no EUA.
“Não existe metodologia perfeita, e qualquer coleta de dados tem ponderação
estatística, com exceção do Censo [demográfico]. Uma pesquisa feita no horário
comercial é diferente de uma pesquisa feita à noite. E há institutos no Brasil
com altíssima competência, que fazem pesquisa telefônica com a mesma qualidade
dos institutos nos Estados Unidos”, analisou.
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