Olho D'água do Borges/RN -

Qual o significado do Dia de Finados ?

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, trata-se de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.

No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezaram por eles no cemitério.
Embora esse seja um dia importante dentro dos ritos da Igreja Católica, não é somente ela quem se dedica a relembrar e orar pela alma dos que partiram. Essa é uma data simbólica em várias culturas do mundo e a sua origem é cheia de contradições.

Quer saber mais sobre a origem do Dia de Finados e outras curiosidades sobre essa data? Continue a leitura!

Como o dia de finados surgiu?
Oficialmente, o Dia de Finados foi incluído na liturgia (sequência de ritos da Igreja Católica) no século 13, graças aos esforços do monge beneditino Odilon de Cluny, na França. Segundo os relatos da época, esse monge notou que nem todos os mortos eram lembrados nas orações dos fiéis e, então, ele começou a pregar em benefício dessas almas.

Aos poucos, a visão da Igreja Católica sobre os mortos também passou a mudar. Hoje, a religião acredita que muitos, ao falecerem, permanecem um tempo no purgatório, onde poderão libertar suas almas dos pecados e, finalmente, encontrar Deus. Por isso, as orações dos que ficam são tão importantes para ajudar nessa iluminação.

Porém, na Idade Média, as pessoas não tinham muita “afinidade” com os mortos e a ideia de purgatório ainda era incipiente. Na época, as pessoas acreditavam que a alma apenas “adormecia” até o momento do julgamento final.

Dia de Todos os Santos
O dia 02 de novembro foi escolhido pela proximidade com o Dia de Todos os Santos (comemorado na véspera, dia 01 de novembro) quando a Igreja celebra todos aqueles que morreram em estado de graça. Portanto, esse dia ficou consagrado à celebração daqueles que morreram e não costumavam ser recordados nas orações.

Em quase todas as tradições, a memória dos mortos é comemorada entre os dias 31 de outubro e dois de novembro. Isso acontece porque várias lendas dizem que, entre a virada do dia 31 para o dia 01 de novembro, existe um “enfraquecimento” dos portais que mantêm os vivos e os mortos separados. Por isso, esse é um período de tanto misticismo em várias religiões e culturas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179