A Base Nacional Comum será entregue hoje (14) ao
Conselho Nacional de Educação (CNE), onde será analisada. Ela vai orientar a
formação de professores em licenciaturas e cursos de pedagogia em todas as
faculdades, universidades e instituições públicas e particulares de ensino do
país.
A proposta define ainda dez competências gerais que serão
trabalhadas nos cursos de pedagogia e em licenciaturas. Elas são semelhantes às
competências previstas nas bases nacionais comuns curriculares (BNCC), já
aprovadas, que preveem o que deve ser ensinado nas escolas.
O documento traz também uma sugestão de progressão de
carreira. “Essa, a valorização docente, é uma discussão que o Brasil vai ter
que fazer. A gente está começando a trazer isso pelo viés da formação e nós
esperamos que seja uma valorização, inclusive social, que seja discutida ao
longo dos próximos anos”, diz Kátia.
De acordo com o texto, os professores irão progredir de
acordo com o desenvolvimento de determinadas competências e habilidades. Haverá
quatro níveis de proficiência: inicial, para o formado na graduação;
probatório, para os novatos; altamente eficiente, para quem está em nível
avançado na carreira e deverá demonstrar habilidades complexas; e o líder, que
estará no nível mais alto e terá responsabilidades e compromissos mais amplos.
Indução de políticas
A proposta para plano de carreira deverá, segundo o MEC,
ser discutida ainda com as entidades representativas dos estados e municípios.
Apesar de a maior parte dos professores da educação básica estar vinculado a
estados e municípios, Kátia diz que o MEC pode “induzir políticas” para a
valorização dos professores.
Perguntada sobre a continuidade dessa discussão no
governo de Jair Bolsonaro, Kátia diz que não pode responder pela próxima gestão
do MEC. “A equipe de transição está no MEC e estamos compartilhando com eles
todas as políticas que estão em desenvolvimento e as que estamos deixando para
discussão. Indicamos que entregamos a Base para a formação de professores ao
CNE. A responsabilidade passa a ser do CNE”, diz.
A Base Nacional Comum também define as competências que
devem ser aprendidas por todos os professores do Brasil. Além das dez
competências gerais, o documento aponta quatro competências específicas que
deverão ser desenvolvidas em cada uma das seguintes três dimensões:
conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional.
Fonte: Agência Brasil
0 comentários:
Postar um comentário