Uma das maiores empresas de e-commerce de
viagens do mundo, a Booking.com realizou ampla pesquisa de intenção de viagens,
com mais de 22 mil viajantes de 29 mercados, incluindo o Brasil, e mais de 195
milhões de avaliações de hóspedes verificadas. Os resultados, consolidados a
fim de mostrar tendências de mercado nacionais e internacionais, apontam que
2020 será um ano inédito para o segmento.
Segundo a analista técnica de Turismo da CNM, Marta
Feitosa, para que o Município desenvolva o setor e crie diferenciais de
competitividade, os gestores devem começar a “pensar turisticamente”. “O
Município deve entender o mercado turístico, a oferta e demanda por serviços,
os produtos e destinos turísticos. Assim ele constrói boas estratégias e um
plano municipal de turismo adequado a realidade de mercado”, sugere.
Conheça as oito tendências de viagens para o próximo ano:
1. Destinos alternativos
Mais da metade dos viajantes (51%) querem contribuir para
reduzir o turismo excessivo, sendo que 53% deles estariam dispostos a mudar o
destino escolhido por uma alternativa semelhante, mas menos conhecida, se
soubessem que resultaria em um menor impacto ambiental. Além disso, cerca de
74% gostariam de ter acesso a um serviço ( app ou website) que recomendasse destinos onde o aumento do turismo poderia impactar a comunidade local de forma positiva.
2. Tecnologia como facilitadora
A tecnologia terá um papel ainda mais importante na
tomada de decisão dos viajantes, já que sete em cada dez brasileiros (73%) esperam
sugestões de viagem que sejam surpreendentes e inovadoras. Além disso, 59% diz
que usará um app para deixar a viagem mais prática, seja antes ou durante, e
55% pretende usar um app que possibilite o planejamento de atividades com
antecedência.
3. Valorização da calma
As viagens em 2020 vão valorizar a calma e não mais a
tentativa de fazer o máximo no menor tempo possível. Mais da metade dos
turistas brasileiros (56%) planeja utilizar meios de transporte mais lentos
para reduzir o impacto do seu deslocamento no meio ambiente, além de 72% dizer
que prefere um caminho mais longo para curtir melhor a experiência de
locomoção. Diante desse cenário, crescerá a procura por bicicletas, bondinhos,
trenós, barcos e passeios a pé.
4. Experiência na íntegra
Em 2020, os viajantes querem aproveitar seu tempo livre
da maneira mais eficiente possível. Para isso, eles buscarão experiências mais
amplas em destinos que ofereçam um grande leque de atrações. Mais da metade
(58%) dos brasileiros dizem que querem fazer uma longa viagem a apenas um
destino em que as atrações estejam próximas umas das outras, além de 64% dizer
que escolheriam um destino com essas características para economizar no tempo
de deslocamento. Entre os exemplos citados pelos viajantes da Booking.com estão
Montevidéu, Ilhabela (SP) e Naha (Japão).
5. Destinos pet-friendly
Aproximadamente 51% dos brasileiros com animais de
estimação concordam que a escolha de seu destino de viagem dependerá da
possibilidade de levarem os seus pets, sendo que 59% deles estariam dispostos a
pagar a mais por uma acomodação pet-friendly. Acompanhando essa tendência,
o número desse tipo de hospedagem na Booking.com só aumenta, oferecendo cama,
spa, serviços de quarto especializados e até restaurantes para os pets.
6. Encontro de gerações
O próximo ano será marcado pelo encontro de gerações, com
mais avós viajando acompanhados de seus netos. Oito em cada dez (81%) dos avós
concordam que se sentem rejuvenescidos ao passar tempo com os netos, além de
70% deles acreditar que os pais precisam, de vez em quando, tirar uma folga dos
filhos. Com isso, haverá um aumento na oferta de viagens que atendam aos
interesses tanto de avós quanto de netos.
7. Gastronomia local
A possibilidade de conhecer restaurantes conceituados é o
fator que guiará a escolha do destino e da época da viagem no próximo ano.
Quase quatro em cada cinco brasileiros (78%) dizem que consumir alimentos
produzidos localmente é importante quando estão viajando. Portanto, os pontos
que já são queridinhos dos moradores e que oferecem a culinária local são os
que mais vão atrair viajantes em busca de experiências gastronômicas.
8. Aventura na melhor idade
Cada vez mais, a aposentadoria tem se tornado sinônimo de
“planejamento de viagens de aventura”. Pouco mais de um quarto (27%) dos
entrevistados entre 18 e 25 anos diz que espera se aposentar antes de chegar
aos 55 anos e aproximadamente 77% diz que viajar será a melhor forma de
aproveitar o tempo livre durante a aposentadoria. Além disso, 65% dos viajantes
na melhor idade pretendem se aventurar mais em suas escolhas de viagem e 29%
daqueles que já se aposentaram estão planejando um ano sabático, reservando
tempo para viajar por meses sem interrupções.
Dicas CNM
A Confederação recomenda que a pesquisa seja
compartilhada com o Conselho Municipal de Turismo. É importante discutir sobre
a aplicabilidade das novas tendências na região e como adequar as orientações à
realidade local. Além disso, vale lembrar da importância de estratégias
integradas e parcerias. Leia as cartilhas do Turismo da CNM aqui.
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