A partir de 3 de agosto, a gasolina vendida no Brasil
deverá seguir novas especificações definidas pela Agência Nacional do Petróleo
(ANP), que regula o setor.
As mudanças valem para a gasolina tipo C (comum) e
premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos.
Na prática, o combustível terá melhor qualidade e deixará
os carros mais eficientes - reduzindo o consumo de combustível e as emissões de
poluentes.
Por outro lado, o litro da gasolina ficará mais caro, de acordo com a Petrobrás. Ainda não há uma estimativa de qual
será o aumento.
"Em termos finais de custo, acreditamos que será
mais positivo, porque poderá rodar mais com menos”, afirmou Anelise Lara,
diretora da Petrobras em
uma transmissão da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
Ou seja, apesar de o motorista pagar mais pelo
combustível, o veículo rodará mais quilômetros com um litro de gasolina.
Para Everton Lopes, mentor de tecnologia em energia da
SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a melhoria no consumo do
veículo irá compensar o custo mais alto para abastecer. "Há previsões de
que os veículos devem ter a performance melhorada, chegando a 3% ou 4% (na
economia de combustível)", disse.
Além disso, a nova gasolina ainda deve ajudar na redução
de emissões.
"Cada litro consumido gera uma quantidade de CO2. E,
com 4% menos consumo, as emissões também caem 4%", completou.
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