Aconteceu na manhã desta terça-feira 23/02, na sede do
Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Olho D’água do Borges,
reunião do PRODETER - Programa de Desenvolvimento Territorial do Sertão do Apodi, que é
uma estratégia do Banco do Nordeste para desenvolver ações no município,
através da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira.
A Bovinocultura de leite é uma atividade preponderante nos municípios que fazem parte do Território Sertão do Apodi. É dela que sobrevivem várias famílias, responsável pela maior parcela de ocupação e renda do homem do campo.
O Prodeter incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.
O BNB vai operacionalizar o programa na região com foco na organização e fortalecimento da cadeia produtiva do leite, que além de Olho D’água do Borges, tem mais nove municipios participando do programa: Apodi, Campo grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Janduís, Messias Targino, Patu, Rafael Godeiro e Umarizal.
No decorrer do encontro ficaram definidas ações a serem desenvolvidas no município, até o mês de junho, como: implantação da agencia itinerante de financiamento do BNB, capacitação e melhoramento genético do rebanho leiteiro, entre outras ações e novas reuniões.
Participaram da reunião representantes do Comitê Gestor Municipal, Cleise (Emater), Maria Candido (STR), Gilberto Dias, (Produtores), representantes da FETARN e o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, João Cavalcante.
0 comentários:
Postar um comentário