Na mira de parlamentares que querem uma CPI para apurar
distorções nos números do primeiro turno e da Polícia Federal, as pesquisas
Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), ex-Ibope, custaram R$ 23,4
milhões em 2022. Em seguida, aparece o Datafolha, com R$ 14,2 milhões. A
informação está registrada na base de dados abertos do Tribunal Superior
Eleitoral (TSE) e foi consultada nesta sexta-feira (7).
Segundo os dados, as três pesquisas mais caras realizadas
pelo Ipec, no valor de R$ 347.659 cada, contratadas pela TV Globo,
entrevistaram, no total, 9.024 eleitores entre os dias 13 de setembro e 1º de
outubro. A média de entrevistados nas pesquisas era de 1.000 eleitores.
Já o Datafolha, que costumava entrevistar entre 1.000 e
6.800 eleitores nas pesquisas anteriores, declarou que recebeu R$ 617.972 para
uma pesquisa com 12.800 eleitores, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na
véspera do 1º turno das eleições.
Os institutos estão na mira da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pesquisa, que nesta quinta-feira (6) conseguiu alcançar o número de assinaturas suficiente para a abertura da investigação.
Fonte: R7
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