Considerada uma obra prioritária para o governo Fátima
Bezerra (PT) e um dos pleitos mais importantes do Rio Grande do Norte
atualmente, a duplicação da BR-304 voltou à pauta política esta semana, quando
foi anunciado pelo Governo Federal o início das obras, mas com previsão de
execução somente para 2024, conforme divulgado pelo Governo do RN na última
quarta-feira 8. A demora para a concretização dessa duplicação é vista pela
classe produtiva como resultado da falta de projetos, problema sistêmico que
prejudica o desenvolvimento potiguar.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN
(Faern), José Álvares Vieira, observa que o Rio Grande do Norte tem perdido
importantes obras ao longo dos anos por falta de projetos estruturantes. Essa
carência tem atrasado, na avaliação dele, o desenvolvimento do Estado, o que
influencia, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas.
“O que falta, e isso acontece ao longo dos anos, são bons
projetos. Nesse ponto o Rio Grande do Norte não tem projetos na prateleira para
executar. Os outros estados, de forma inteligente, estão fazendo o seu dever de
casa e estão captando recursos, mas o fato é que o Rio Grande do Norte não tem
projetos estruturantes para poder captar recursos”, comenta.
Nesta semana, a Diretoria Executiva do Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que os projetos executivos
para duplicação da BR-304 já estão em fase de elaboração, mas que só começarão
a ser entregues no início do ano de 2024, quando também devem ser executadas as
obras em alguns trechos.
O presidente da Faern espera que o governo Fátima, que é
aliado do Governo Federal, consiga elaborar projetos e buscar investimentos
para o RN, a exemplo da duplicação da BR-304. “É isso que nós esperamos. Será
muito frustrante, ao final dos próximos quatros anos, nós não conseguirmos
avançar em nenhum projeto estruturante para o Rio Grande do Norte”, afirma José
Vieira.
O presidente da Faern considera a duplicação da rodovia
“fundamental” para aumentar a capacidade e eficiência de escoamento da produção,
além de ajudar na interiorização do turismo e no consequente desenvolvimento do
Estado.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal
(CDL Natal), José Lucena, acredita que a duplicação da rodovia federal será uma
grande “vantagem” para o Rio Grande do Norte, uma vez que irá facilitar o
escoamento da produção e impulsionar o turismo. “A gente vê com muita esperança
que isso aconteça, porque a gente está torcendo há muito tempo”, disse.
Ele critica, no entanto, a demora para a realização de uma
obra tão importante para o desenvolvimento do Estado e atribui a morosidade à
falta de projetos. “Eu acho que é falta de projetos do Estado. Agora vamos
rezar para que, com os dois governos alinhados, isso possa ser uma coisa
positiva para o Rio Grande do Norte e que a gente possa ter esses pleitos
atendidos pelo Governo Federal, é essa a nossa torcida”, pontua Lucena.
O presidente da Associação dos Supermercado do RN
(Assurn), Gilvan Mikelyson, afirma que a duplicação da BR-304 representa um
“ganho operacional e logístico” para o setor produtivo, além da diminuição de
custos e a redução do risco de acidentes. Apesar do anúncio das obras para
2024, o empresário não acredita no cumprimento desse prazo em razão de
dificuldades de ordem natural que devem surgir.
“Eu nem acredito que comece na data que está prevista,
porque sempre que se tem um cronograma como esse, os prazos nunca são
respeitados, então eu não confio muito na execução desse prazo, acho que vai
demorar bem mais”, opina Gilvan.
A estimativa de investimento na duplicação da BR-304 é da
ordem de R$ 2,8 bilhões. O serviço inclui um trecho de 289 quilômetros de
extensão, que vai desde o entroncamento com a BR-226 até à divisa com o Estado
do Ceará, passando pela cidade de Mossoró.
FRENTE PARLAMENTAR
O deputado federal General Girão (PL) lamenta a demora
para a execução da duplicação da BR-304. Ele lembra que, durante o governo do
ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio
Freitas, garantiu que a obra deveria ser executada pela mesma empresa que
assumisse a concessão da privatização da BR-101, no trecho entre Natal e
Recife. A obra seria uma espécie de contrapartida da empresa por assumir uma
rodovia (BR-101) inteiramente duplicada.
O parlamentar, que faz oposição ao presidente Lula e à
governadora Fátima, afirmou que irá criar, na Câmara dos Deputados, uma Frente
Parlamentar em defesa da duplicação da BR-304 ligando o Ceará ao RN.
“Essa Frente Parlamentar está para ser instalada, acredito que logo depois da Páscoa, e vamos trabalhar, sim, para que essa obra seja feita, afinal de contas não podemos aceitar que exista uma rodovia dentro do RN chamada de Rodovia da Morte”, defende.
Fonte: Agora RN.
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