Olho D'água do Borges/RN -

Produtores de queijos artesanais participam de encontro e fazem aproximação comercial com padarias

 

Os tradicionais queijos artesanais, de coalho e manteiga, produzidos nas regiões do Seridó, Alto Oeste e do Mato Grande foram apresentados num encontro de aproximação comercial com os associados da Central de Compras da Panificação Rede Pão. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (15) na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, numa ação conjunta do Sebrae-RN e o Espaço Empresarial da FIERN. A ideia é tornar as queijeiras fornecedoras de queijos de coalho, manteiga e manteiga do sertão para as padarias estabelecidas em Natal e região metropolitana.

Participaram do encontro na sede da FIERN, em Natal, seis queijeiras, das quais quatro da região do Seridó: Queijeira do Zaca (São João do Sabugi), Queijeira Galego da Serra (Tenente Laurentino Cruz), Queijeira Rolinha (Serra Negra do Norte) e Queijos Maanaim (Caicó). Além das queijeiras Antônio Vidô (Coronel José da Penha) e da Fazenda Caju (Ceará Mirim).

A Rede Pão, uma iniciativa capitaneada pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN) junto a entidades da panificação e com o apoio do Espaço Empresarial da FIERN e do Sebrae-RN, buscam fortalecer as empresas do setor e implementou uma central de compras que possibilita aumentar a competitividade das empresas participantes, com redução de custos e facilidade na aquisição de matéria-prima, insumos e serviços pelos associados.

Realizado na sede da Fiern, em Natal, o encontro contou com a participação do diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, que destacou a importância da iniciativa conjunta para apoiar os segmentos de queijos artesanais e da panificação. “Essa iniciativa é importantíssima, tanto para a Rede Pão, quanto para as queijeiras artesanais. Sonhamos muito com esse momento, que serve para atestar a qualidade dos produtos locais e impulsionar a comercialização no mercado estadual”, avalia João Hélio.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, também participou do evento e enalteceu o produto das queijeiras. “É necessário valorizar o trabalho dos produtores artesanais, que é diferenciado e muitas vezes não é reconhecido pelo público do próprio estado”, defende Saldanha, lembrando que é preciso avançar cada vez mais na valorização dos queijos regionais.

Na ocasião foi entregue o Certificado de Registro de Estabelecimento ao filho do produtor Zacarias do Patrocínio Fernandes, Isaías Fernandes, responsável técnico da Queijeira do Zaca, estabelecida no município de São João do Sabugi. Produtor de queijos de manteiga e coalho, além de manteiga do sertão, de posse do Certificado concedido pelo IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN), Zacarias Fernandes está autorizado a comercializar seus produtos em todas as regiões do estado. O certificado foi entregue pelo Secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN, Guilherme Saldanha, e do diretor geral do IDIARN, Mário Victor Freire Manso. O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, participou da entrega solene, além do prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira de Araújo, de representantes da Rede Pão, cooperativas e instituições parceiras.

O certificado foi recebido pelo responsável técnico da Queijeira do Zaca, Isaías Fernandes, que agradeceu o apoio de todos os que de alguma forma contribuíram para a conquista da queijeira, sobretudo o apoio da equipe técnica do Sebrae-RN que acompanhou e deu suporte em todo o processo.

“O pessoal do Sebrae nos fez acreditar que ia dar certo e, apesar de todas as dificuldades, acreditamos e garantimos este certificado. A partir de agora podemos apresentar o nosso produto com garantia conferida pelo certificado do IDIARN. Antes as pessoas achavam os produtos interessantes, mas questionavam a procedência. Agora temos como comprovar a origem”, comemora Isaías Fernandes.

Durante o encontro na Casa da Indústria (FIERN), em Natal, a especialista e consultora Adriana Lucena apresentou as características e propriedades dos queijos artesanais, destacando o valor da produção nas queijeiras do Seridó norte-rio-grandense.

Fonte: Agencia SEBRAE/RN.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179