Grande quantidade de nuvens de chuva continua sendo observada sobre o Brasil por causa da presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul ( ZCAS) sobre o centro-norte do Brasil, a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste e pelo ar quente e úmido que predomina sobre o país.
Estes sistemas provocam chuva forte em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do interior do Nordeste. A circulação de de ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que atua no leste do Nordeste, reduz as condições para chuva.
As áreas de instabilidade da ZCAS que estão sobre o
interior do Brasil se juntam com uma frente fria que se afasta cada vez mais em
alto-mar, na costa do Espírito Santo.
Região Nordeste
As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul e da Zona de Convergência Intertropical influenciam o Nordeste e provocam muita chuva sobre a Região. Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) reduz a chuva no leste nordestino.
O oeste e o sul da Bahia tem mais um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva e alguns períodos com sol. A chuva ainda cai forte e volumosa em vários locais.
Nas demais áreas da Bahia, no centro-sul do Piauí, no centro, sul e oeste do Maranhão, faz sol em grande parte do dia, mas várias pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes, ocorrem principalmente à tarde à noite.
No norte/nordeste do Maranhão, centro-norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe têm sol o dia todo e chuva passageira em quase todas as áreas. Não deve chover no centro-leste do Ceará, no centro-oeste do Rio Grande do Sul, no centro da Paraíba, Agreste de Pernambuco e centro-leste de Alagoas.
Maceió é uma das poucas capitais onde não deve chover.
Clima Tempo
0 comentários:
Postar um comentário