A conhecida prática de oferta de empregos, cargos públicos, dinheiro e outras vantagens para angariar voto e apoio político para sua candidata nas eleições de outubro, vem ganhando proporções absurdas por parte do poder executivo do município de Olho D’água do Borges.
O staff da campanha da candidata da prefeita, tem um “plano/proposta” de governo, no mínimo inusitado, ao abordar o eleitor visando conquistar-lhe o voto, eles falam o seguinte: “O que você e sua família quer para votar na nossa candidata? Pois se ela ganhar a campanha, quem vai mandar e administrar sou eu”.
Isso eleitor, merece uma reflexão profunda. É muito grave e absurdo, completa falta de respeito, e querer zombar do cidadão, da nossa legislação, justiça eleitoral, MPE e MPRN. É preciso que essas instituições tomem conhecimento e providencias urgentes com esse escarnio eleitoral.
Um recadinho para as pessoas que estão trocando o voto pelo emprego:
"Seu emprego tem data de validade! Ele só vai até o fechamento das urnas, com vitória ou sem vitória. Lembrem-se que por muito mais que seu voto, o vice-prefeito Antonimar foi o grande responsável pela eleição e reeleição da prefeita Maria Helena e foi traído. Você está caindo no famoso conto do vigário e vai ser mais um traido".
A Justiça Eleitoral considera crime o chamado “voto de cabresto”, no qual o eleitor ‘troca’ o voto por algum benefício prometido pelo político ou aqueles que o apoiam. De acordo com a Lei 9.504/1997, o candidato que doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor algum bem para obter o voto, inclusive emprego ou função pública.
A lei prevê também pena de até quatro anos de prisão e o pagamento de multa ao eleitor que solicita ou recebe, para si ou para outra pessoa, dinheiro, bem ou qualquer outra vantagem, em troca do seu voto (artigo 299 do Código Eleitoral). A prática é denominada corrupção eleitoral passiva, tão reprovável e nociva quanto o ato cometido pelo candidato que compra votos, o corruptor, aquele que pratica a corrupção eleitoral ativa. Portanto, pela lei, quem compra e quem vende voto são considerados criminosos.
Todo cidadão pode denunciar qualquer tipo de crime eleitoral. Só precisa procurar ou ligar para o Ministério Público, fazer sua denúncia que seu nome fica sob sigilo ou denunciar no site do TRE/RN AQUI.
Vamos ficar atentos a essa extorsão eleitoral que estão fazendo no município de Olho D’água do Borges.
0 comentários:
Postar um comentário