Em janeiro deste ano, boa parte do Nordeste recebeu altos volumes de chuva, especialmente o interior da Região e o litoral sul da Bahia. Cidades do MATOPIBA registaram entre 250 e 300mm de chuva durante o mês. Na maior parte das capitais do Nordeste, os acumulados ficaram em torno de 60 e 100mm. Mesmo assim, algumas dessas cidades até tiveram chuva acima da média para o período.
O que esperar dos próximos dias?
Na sexta-feira, 2 de fevereiro, a chuva mais expressiva fica concentrada em áreas do centro-oeste e norte do Maranhão, incluindo a capital, São Luís. A ZCIT (Zona de convergência Intertropical) vai facilitar a entrada de ventos úmidos vindos do mar. O alerta é de temporais que podem ocorrer a qualquer momento do dia, e deixam a região com risco de transtornos por conta do excesso de chuva; são previstas pancadas com risco de rajadas de vento de mais de 70km/h e trovoadas. A chuva também deve ocorrer de maneira forte em Salvador e boa parte do estado do Piauí.
No sábado (03), as pancadas de chuva devem ganhar mais intensidade na Região. O dia já começa com muita nebulosidade no litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e no oeste do Maranhão. Nessas áreas, há chance de chuva até à noite. Serão pancadas volumosas que ainda podem manter o risco de danos.
A infiltração marítima continua no decorrer do domingo (04), mas agora a chuva também avança para o litoral de Pernambuco com mais intensidade. Em Salvador, Aracaju e Maceió, chove de maneira passageira apenas no início do dia, nada muito significativo.
Apesar da chuva, as temperaturas ainda devem permanecer elevadas em todo o
Nordeste. A sensação vai ser de tempo abafado e calor à tarde.
0 comentários:
Postar um comentário