Após 13 anos sem sangrar, o açude Gargalheiras, na cidade de Acari, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, chegou a sua cota máxima na noite desta nesta quarta-feira (3º) de Abril. A última vez que isso aconteceu foi em maio de 2011.
O local foi cenário do filme brasileiro
"Bacurau", quando estava completamente seco, e é patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e
turístico do Rio Grande do Norte.
Desde a segunda-feira (1º), moradores da cidade de Acari e da Região Seridó do estado faziam uma espécie de "vigília" às margens do açude à espera da sangria. Na madrugada desta quarta-feira (4), por exemplo, houve forró, churrasco e até festa de aniversário no local.
No Gargalheiras, o transbordo acontece por uma parede de mais de 20 metros, proporcionando o que os sertanejos da região chamam de "véu de noiva" quando há a queda d'água.
O açude de Gargalheiras tem capacidade para armazenar mais de 44 milhões de metros cúbicos de água. Para se ter ideia do tamanho desse reservatório, ele é suficiente para abastecer uma população de 56 mil pessoas por cerca de 4 anos, e é considerado pelos potiguares, como a terceira maravilha do Rio Grande do Norte com uma área de água represada de 800 hectares.
G1
0 comentários:
Postar um comentário