Olho D'água do Borges/RN -

Gestores devem ficar atentos a mudanças no Cauc com publicação de Instrução Normativa

 

Atenção, gestores municipais: foram alteradas as regras que disciplinam a capacitação de dados em cadastros de adimplência ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais e o fornecimento de informações para cumprimento dos requisitos fiscais por Estados, Distrito Federal e Municípios, seus órgãos e entidades, consórcios públicos e organizações da sociedade civil pelo Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc). A medida foi publicada na Instrução Normativa 8/2025 editada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

A medida entra em vigor no dia 17 de fevereiro e traz como principais alterações a inclusão de sete novos itens de verificação no extrato do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc). O sistema agora contará com o total de 26 itens que espelham os requisitos obrigatórios para o recebimento de transferências voluntárias por parte de Municípios, consórcios públicos e organizações sociais. Dentre as novas inclusões seis são válidas para os Municípios:

1. Regularidade no pagamento de precatórios judiciais.
2. Transparência da execução orçamentária e financeira em meio eletrônico de acesso público.
3. Adoção de sistema integrado de administração financeira e controle (Siafic).
4. Regularidade na aplicação mínima de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
5. Regularidade na aplicação mínima de recursos da complementação da União ao Fundeb na modalidade Valor Anual Total por Aluno (VAAT).
6. Regularidade na aplicação da proporção de 50% dos recursos da complementação da União ao Fundeb na modalidade VAAT.

A norma também traz orientações para os casos de inclusão, alteração e exclusão de entidades vinculadas dos Entes no Cauc, bem como a forma e a periodicidade da atualização das informações encaminhadas pelos sistemas que o alimentam. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que os gestores devem ter atenção também aos requisitos listados na instrução que são obrigatórios para consórcios públicos e Organizações da Sociedade Civil, pois estes são específicos e estão baseados nas legislações que disciplinam cada tipo de organização.

Em outro ponto, a CNM reforça que teme que o requisito ligado comprovação do Siafic, que passará agora a ser apontadas no Cauc, seja responsável pela inadimplência de centenas de Municípios e que isso represente a impossibilidade de acesso a recursos para financiamentos de obras e serviços essenciais aos cidadãos que vivem nessas localidades.

Sobre o Cauc

O sistema é um serviço que centraliza a situação de cumprimento de requisitos obrigatórios para celebrar instrumentos de transferência voluntárias de Municípios, Estados, Organizações sociais e consórcios de recursos advindos da União. O sistema, no entanto, não deve ser confundido como registro de cadastro de inadimplência em si, mas sim uma ferramenta útil de auxílio e controle para gestores municipais acompanharem a situação de adimplência, e promover a regularização oportuna de seus requisitos antecipadamente a celebração de convênios, acordos de cooperação ou contratos de repasse.

Da Agência CNM de Notícias

 

Após se filiar ao PSDB, Styvenson afirma não ser base do governo Fátima

 

O senador Styvenson Valentim (PSDB) afirmou que não será base do Governo Fátima Bezerra, após deixar o Podemos para se filiar à legenda no último sábado (1º). O partido presidido é pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira (PSDB).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Styvenson ressaltou que apesar da mudança de sigla, não mudará sua posição política e seguirá como oposição ao Governo Fátima. Em sua fala, o senador também ressaltou que a filiação aos “Tucanos” ocorre diante de rumores de uma fusão do partido com o Podemos.

“Aqui em Brasília está tudo resolvido, a bancada do PSDB. Aí no Estado a gente ainda vai resolver a situação. A única coisa que eu vou dizer é que eu não participo do governo de Fátima. Não sou base do governo Fátima, nem vou ficar no partido que é do governo Fátima”, pontuou Styvenson em sua fala.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), líder do partido no Senado Federal, reforçou a fala de Styvenson sinalizando que a postura da sigla no Rio Grande do Norte ainda será debatida brevemente. “Tudo a seu tempo, né? Imagina querer resolver o Estado hoje. Tudo a seu tempo. O que for melhor para o Rio Grande do Norte, o melhor vai ser feito”, concluiu o parlamentar.

Tribuna do Norte 

Paulinho Freire se pronuncia sobre pedido de cassação, mas Álvaro Dias ainda silencia sobre inelegibilidade

 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral contra o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, o atual prefeito, Paulinho Freire, a vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, e os vereadores eleitos Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, por suposto abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A ação solicita a cassação dos mandatos e a inelegibilidade dos envolvidos por oito anos.

Até o momento, Paulinho Freire emitiu uma nota afirmando que recebeu a notícia com tranquilidade. Por outro lado, o ex-prefeito Álvaro Dias ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

No que diz respeito à robustez das provas contra cada um, detalhes específicos não foram divulgados, tornando difícil avaliar se as evidências são mais contundentes contra Álvaro Dias ou Paulinho Freire. O desenrolar do processo judicial deverá trazer mais informações sobre o peso das acusações para cada envolvido.

 

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179